barra contato 003

Bibliotecas Digitais

Como forma de incentivar a leitura e facilitar a pesquisa acadêmica, o IUPEJ/UCAM  elencou 30 sites nacionais e internacionais em que é possível baixar  livros e ler online de maneira legal e gratuita.

1.      Citeseer - Portal de artigos da National Scientific Foundation dos EUA

2.      Scielo - Portal de periódicos Scielo

3.      Anpocs - Trabalhos apresentados na ANPOCS anterior:

4.      Plataforma Democrática - Biblioteca virtual da plataforma democrática

5.      BVCE - Biblioteca virtual de ciências humanas

6.      SSRN - Social science research network

7.      Isi knowledge  - Web of Science

8.      Scholar.google - Google Scholar

9.      Free full pdf - Over 80 million free scientific publications

10.  Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.

11.  Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em vários idiomas.

12.  Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

13.  Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.

14.  Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.

15.  Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.

16.  Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

17.  Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras.

18.  Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.

19.  Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

20.  Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

21.  Instituto Liberal – Clássicos do pensamento político liberal.  

22.  FUNAG - Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Mais de 400 livros relacionados com Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Geografia, Economia e História do Brasil.

23.  Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) – Integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

24.  Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilíngue, o material está disponível para leitura online.

25.  Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.

26.  eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

27.  Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

28.  Biblioteca Clacso - Rede de Bibliotecas Virtuais de Ciências Sociais da América Latina e Caribe.

29.  Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.

30.  Biblioteca Celso Furtado -  Há mais de mais de 200 textos, num total de 4000 mil páginas impressas e 7 volumes encadernados disponíveis. Os temas sobre os quais eles versam vão desde os que conformam o pensamento teórico de Celso e sua atuação pública, como a economia do desenvolvimento, o planejamento, a questão regional e oNordeste, o estruturalismo e a teoria do subdesenvolvimento, a globalização e astransnacionais, até uma temática menos explorada de sua vasta obra de cerca de 30 títulos traduzidos numa dúzia de línguas, e que vem sendo descoberta em suas ricas vertentes pluridisciplinares, como a cultura, a ciência e tecnologia, a inovação,  o federalismo. Vale ressaltar os artigos mais recentes em que pesquisadores e estudiosos se detêm em paralelos e comparações entre Celso Furtado e autores tão diversos como Milton SantosAntonio Gramsci,Karl Mannheim, e Zygmunt Bauman.

Topo