barra contato 003

Estudo

Estudo

Na sala de aula

 

Técnica Cornell de anotações

Surgiu na década de 1950, na Cornell University, e foi criado pelo professor Walter Pauk. Atualmente, a Cornell University possui uma central de estratégias de aprendizado que vem utilizando a técnica Cornell com grande sucesso. 

O sistema ajuda o estudante a acompanhar as aulas com mais efetividade. The Cornell Note-taking System é simples de ser aplicado, porém possui boas bases de estudo que referendam sua eficiência.

Vejam seu funcionamento:

1º Passo: divisão de uma folha tipo A4 em três partes que, para fins didáticos, denominaremos de área azul, vermelha e amarela, conforme a figura abaixo.

image001

2º Passo: a função de cada área.

Área azul: Usada durante a aula. Você tem de registrar notas (inclusive dúvidas) o mais resumido possível e sem perder a clareza. O importante é captar o conceito do que está sendo passado pelo professor.

Área vermelha: Usada no final da aula. Devem-se escrever perguntas ou apenas palavras-chaves nesta área, chamada Cue Columm (Coluna das Deixas, ou das Pistas). As perguntas e pistas, obviamente, devem ter como base as anotações feitas anteriormente na Área Azul.

Área amarela: Usada no final da aula. Escreva um breve sumário do assunto (incluindo a data e local da aula, tema, pontos principais) – isso faz com que facilite a localização posterior, ao folhear as páginas.

3º Passo: Matéria dada = matéria estudada.

Quando for estudar, cubra a Área Azul com outra folha de papel, deixando visíveis apenas as perguntas e as pistas da Área Vermelha. Leia item por item e diga, em voz alta, com suas próprias palavras, a resposta para as questões ou os conceitos ligados àquelas pistas e palavras-chaves.

Reflita sobre as respostas fazendo a si mesmo perguntas como: Qual o significado desses fatos? Em que princípios eles se baseiam? Como posso aplicá-los? Como eles se encaixam no que eu já sei? O que está além dele?

Revise os conteúdos dentro de determinados intervalos de tempo (a cada semana, ou a cada 15 dias, por exemplo). Essa revisão intervalada é essencial para fixação dos conceitos.

Lembre-se que pouco tempo de estudo espaçado ao longo das semanas é mais eficiente do que uma maior quantidade de horas estudadas de uma só vez.

Baixe o modelo da página do Cornell Note-taking System: www.lsc.cornell.edu/LSC_Resources/cornellsystem.pdf

Mais informações do sistema: http://lsc.cornell.edu/

Estudando em casa

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos de 1980. A técnica utiliza um cronometro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de “pomodoros”.

O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

Para colocar a técnica em prática, será necessário: duas folhas de papel em branco, uma caneta, um timer de cozinha, o tal pomodoro ou o software indicado abaixo.

1º Passo: faça em uma folha de papel uma lista de todas as tarefas que precisam ser realizadas.

2º Passo: ajuste o timer e trabalhe na tarefa durante 25 minutos (um pomodoro) sem parar. Durante a duração desse ciclo não é permitido desviar-se da tarefa por nenhum motivo. Não atenda telefones, leia e-mails ou mude o foco da sua atenção. Após o término dos 25 minutos, faça um intervalo de 5 minutos para descansar.  Use o intervalo para navegar na internet, ir ao banheiro, alongar-se, etc.

3º Passo: a cada quatro ciclos de 25 minutos faça um descanso maior, de 30 minutos de uso livre.

4º Passo: na folha com a lista de atividades, marque um “X” ao lado de cada tarefa concluída.

5º Passo: tenha ao seu lado outra folha em branco. Nessa serão escritas todas as possíveis distrações ou tarefas que forem lembradas naquele momento. Por exemplo, se durante um ciclo você se lembrou de que precisa pagar uma conta, ligar para alguém ou pesquisar algo relacionado ao seu estudo, escreva isso na “Lista de atividades paralelas” e aguarde o final do ciclo ou aquele intervalo maior após quatro ciclos para realizá-las. Utilize essa lista paralela como instrumento de aprendizagem e de auto - avaliação, para que seja possível uma reeducação dos maus hábitos durante suas atividades diárias.

Importante: Em hipótese alguma interrompa o ciclo de 25 minutos.

Mais informações: http://www.youtube.com/watch?v=vTNSyzynhag

Baixe o programa da Técnica Pomodoro: http://www.focusboosterapp.com/

Topo